módulo 7 - element. de análise audiovisual

1. Apresentação
Ver Cinema, Publicidade Vídeo, Programas Televisivos, Informação, Documentários, Animações ou Clip´s Musicais, preenche uma parte importante da rotina das pessoas. Transforma pela quantidade e diversidade de oferta audiovisual, o observador num exigente crítico, que avalia pelo especto meramente emotivo sem ser capaz compreender o que vê, de justificar porque aprecia ou não.
Este módulo debruça-se sobre o audiovisual não somente como um mero canal, mas como a mensagem funciona dentro deste canal e até que ponto a pode alterar. Decompor a estrutura dos elementos fílmicos e analisar segmentadamente, dá uma visão da análise mais precisa e justificada nos seus vários aspetos que preenchem o todo. Esta metodologia de análise potencia inovação e qualidade para quem produz e realiza trabalhos audiovisuais, contextualizando a crítica e criação na Gramática Audiovisual.

2. Objetivos de Aprendizagem
Cada aluno deve atingir no fim do módulo os seguintes objetivos:
• Analisar um filme quanto ao estilo, tendência, escola ou autor;
• Identificar a estrutura da obra audiovisual;
• Avaliar quanto ao género e alcance público;
• Classificar quanto à montagem e ritmo;
• Desenvolver transversalmente a critica contextualizada.

3. Âmbito dos Conteúdos
A Estrutura fílmica:
1.1. O plano
1.2. A duração
1.3. A dimensão

A Mobilidade:
2.1. O campo Visual
2.2. O campo sonoro

A montagem:
3.1. Operações da montagem.
3.2. Funções da montagem.
3.3. As classificações.
3.4. O Realismo e o Verosímil.

Os géneros:
4.1. No cinema.
4.2. Na televisão.
4.3. No vídeo.
4.4. Na internet.

4. Bibliografia:
Arijon, D. (1976). Gramática del Lenguaje Audiovisual. Lisboa: Escuela de Cine Cine y Video.
Baroja.Deleuze, G. (2006). A Imagem-Tempo, Cinema 1. Lisboa: Assírio e Alvim.
Ferreri, M. (1979).O Cinema, Arte e Indústria, colec. De Grandes Temas. Lisboa: Editorial Salvat.
Pinto, M. e Santos, A. (1995). O cinema e a escola: guia do professor. in cadernos Públicos na Escola, nº 6. Lisboa: Público, Comunicação Social.
Marner, T. (1991). A Realização Cinematográfica. Colec. Arte e Comunicação. Lisboa: Edições 70.
Marcel, M. (2005). Linguagem Cinematográfica. Lisboa: Dinalivro.
Saura, C. (1979). O Cinema contemporâneo, colec. De Grandes Temas. Lisboa: Editorial Salvat.
Schenker,R. (1979). A Televisão, Colec. De Grandes Temas. Lisboa: Editorial Salvat.

Sem comentários:

Enviar um comentário