1. Apresentação
Neste módulo pretende-se identificar a área de produção de um trabalho gráfico, elaborando-se
dossiers em que constem os conceitos, pesquisas, esboços, maquetizações, … de projectos gráficos.
2. Objectivos de Aprendizagem
Cada aluno deve atingir no fim do módulo os seguintes objectivos:
• identificar as diferentes fases de produção de um trabalho gráfico;
• identificar a área de produção de um trabalho gráfico;;
• elaborar dossiers em que constem conceitos, pesquisas, esboços, maquetizações
intermédias, … de projectos gráficos desenvolvidos;
• elaborar electronicamente e em software gráfico adequado, a sua planificação;
• elaborar electronicamente e em software gráfico a Arte Final;
• realizar uma Memória Descritiva e Justificativa das peças gráficas desenvolvidas.
3. Âmbito dos Conteúdos
1. Pré-impressão (digitação de texto, imposição, saídas, provas de cor,…).
2. Impressão (Offset, cor directa e quadricromia, tintas vernizes,…).
3. Acabamentos (corte, dobra e vinco,…).
4. Briefing.
5. Estruturação e Conceito.
6. Maquetização.
7. Arte Final.
8. Impressão
4. Bibliografia / Outros Recursos
Livros:
Barbosa, C. ( 2004). Manual Prático de Produção Gráfica. Lisboa: Principia – Publicações
Universitárias e Cientificas.
Correia, I. (1998). Dicionário das Artes Visuais. Lisboa: Bertrand Editora.
Dabner, D. (2003). Guia de Artes Gráficas: Design e Layout – Princípios, Decisões, Projectos.
Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
Ferrand, M. e Bicker, J. (2000). A Forma das Letras. Lisboa: Almedina Editores.
Ferreira, F. (2003). Photoshop 7 – Curso Completo. Lisboa: FCA – Editora de Informática.
Lélis, C. (2004). Macromedia Freehand Mx – Curso Completo. Lisboa: FCA – Editora de Informática.
Marques, P. (2003). O Fundamental do Quarkxpress – Curso Completo. Lisboa: FCA – Editora de
Informática.
Rocha, C. (1999). Teoria Do Design, Lisboa: Plátano Editora.
empreendedorismo
Sem comentários:
Enviar um comentário