módulo 9 - técnicas de narração

1. Apresentação
Iniciar um projecto gráfico ou audiovisual requer a definição de uma narrativa, devido à complexidade
das etapas seguintes. Com as regras da narrativa bem estabelecidas, aproxima-se a ideia do ou dos
autores ao produto final. A criação de guiões orientadores planificam objectivamente o que se quer,
como, quando e com quem trabalhar, sendo um código comum à equipa de trabalho, possibilita a
convergência à ideia do autor.


2. Objectivos de Aprendizagem
Cada aluno deve atingir no fim do módulo os seguintes objectivos:
• reconhecer a importância da narrativa;
• distinguir as matrizes dos vários meios;
• adequar o conteúdo à plataforma de comunicação;
• adaptar textos literários a guiões técnicos;
• produzir textos adequados aos meios;
• identificar os diferentes códigos narrativos.


3. Âmbito dos Conteúdos
1. A Narração:
1.1 A Interpretação.
1.2 As estruturas narrativas.
1.3 O enredo.
1.4 O narrador.
2. O Guião:
2.1 O argumento documental e de ficção.
2.2 A adaptação literária.
2.3 A Sinopse
2.4 O guião por cenas (scaletta).
2.5 A planificação.
2.6 O guião técnico; na rádio, na T.V., no cinema e na Internet.


4. Bibliografia
Pinto, M. e Santos, A. (1995). O cinema e a escola: guia do professor. in cadernos Públicos na Escola,
nº 6. Lisboa: Público, Comunicação Social.
Marner, T. (1991). A Realização Cinematográfica - Colec. Arte e Comunicação. Lisboa: Edições 70.
Marcel, M. (2005). Linguagem Cinematográfica. Lisboa: Dinalivro.
Arijon, D. (1976). Gramática del Lenguaje Audiovisual. San Sebastián: Baroja - Escuela de Cine y
Video.

http://www.youtube.com/watch?v=bs2_u8W4D6w
http://www.youtube.com/watch?v=QjC2cTOTMaA
http://www.infoescola.com/redacao/narracao/





Sem comentários:

Enviar um comentário