O módulo de desenho gráfico I é a primeira oportunidade do aluno, de forma directa, utilizar as
ferramentas que aprendeu (e apreendeu) durante os trabalhos realizados nos módulos anteriores, dentro
de um contexto muito perto da realidade. Será um processo de dar ordem estrutural e forma à informação visual pretendida, trabalhando a relação de imagem e texto, numa linguagem scripto visual.
Com base nas condicionantes próprias de um trabalho simulado o aluno aplicará os seus conhecimentos na estruturação de peças para vários meios de comunicação, sejam eles impressos, digitais, audiovisuais, entre outros.
2. Objetivos de Aprendizagem
Cada aluno deve atingir no fim do módulo os seguintes objectivos:
Reconhecer a importância da ilustração e de um universo de signos e linguagens visuais como elementos estruturantes do Desenho de Comunicação;
Realizar trabalhos onde as experiências comunicacionais sejam objectivas;
Investir nas capacidades de investigação, experimentação e reflexão no âmbito do desenho de comunicação;
Utilizar novos mecanismos de comunicação;
Desenvolver um trabalho em autonomia.
3. Âmbito dos Conteúdos
1. Pequenos exercícios de exploração de pequenas narrativas onde, de forma progressiva se
introduz a combinação com o audiovisual: os elementos som e imagem "estática e em movimento",
limites da imagem estática estudados individualmente e combinados, narrativa e narratividade,
estrutura, complexidade, não-linearidade, hiper-texto, hiper-narrativa e hiper-média.
2. Simulação de um trabalho com condicionantes muito similares àquelas que se poderia encontrar na
realidade, tendo como base um trabalho interdisciplinar.
4. Bibliografia / Outros Recursos
Blackwell, L. (1992). 20th Century Type. Londres: Calmann & King Publishers.
Burke, C. e Renner, P. (1998). The Art Of Typography. Londres: Hyphen Press.
Carvalhais, M. ( 2004). Code Acts. In Abstraction Now Catalogue. Viena: Die Projekt Abstraction Now.
Cruz, J. (2002). Inter-Média: Dissertação, Provas de Mestrado em Arte Multimédia. Porto: FBAUP.
Debray, R. (1992).Vie Et Mort De L'image, Col. Folio-Essais. Paris: Éditions Gallimard.
Deleuze, G. (2000). Diferença e Repetição. Lisboa: Relógio D'Água Editores.
Duncan, A. (1998). Modernism -- Modernist Design 1880-1940. Minneapolis: Norwest Corporation.
Frutiger, A. (1978). Signs And Symbols. Their Design And Meaning, Londres: Studio Editions
Heller, S. (1998). The Education Of A Graphic Designer. Nova York: Allworth Press.
Lupton, E. e Miller, A. (1996). Design Writing Research -Writing On Graphic Design, New York:
McLuhan, M. e Quentin F. (1967).The Medium Is The Massage. New York: Bantan, Princeton Architectural Press.
Meggs, P. (1983). A history of geografic design. New York: Van Nostrand Reinhold.
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